Como perder peso com saúde

Muitas pessoas fazem dietas malucas na tentativa de perder peso e acabam perdendo a saúde. Porém, existem maneiras saudáveis e eficientes de emagrecer, e é sobre elas que vamos falar.

Você, alguma vez, já começou uma dieta e teve dificuldade de segui-la por mais de alguns dias? Ou então desistiu antes mesmo de tentar, pois achou que não conseguiria? Isso acontece com a grande maioria das pessoas. Dessa forma, continuamos sempre com o sonho de emagrecer, mas nunca o alcançamos.

O segredo para um emagrecimento saudável e duradouro é mudar uma série de coisas na sua vida, e não apenas a dieta. É preciso criar uma nova rotina e novos hábitos. Só assim, é possível emagrecer com saúde e mantendo a qualidade de vida.

Se você quer conhecer todos os segredos para perder peso de forma saudável, continue lendo este artigo.

 

Faça uma reeducação alimentar

A reeducação alimentar é o primeiro passo para quem deseja perder peso de maneira saudável. Diferente das dietas comuns, ela não restringe demais as suas opções de alimentos e você não precisa passar fome. Dessa forma, além de emagrecer com saúde, ainda faz isso sem sofrimento.

O grande segredo da reeducação alimentar é aprender a fazer as melhores opções na hora de comer. Você começa a comer alimentos mais saudáveis, com mais nutrientes e menos açúcar e componentes que fazem mal ao organismo.

Os primeiros passos para se reeducar é começar a comer mais alimentos naturais. Frutas, verduras, legumes, tubérculos, cereais, oleaginosas, carnes, peixes, ovos, dentre outros. O importante é sempre tentar priorizar a comida simples e caseira.

Em contrapartida, os alimentos industrializados devem ser evitados. Biscoitos, salgadinhos, embutidos, sucos de caixinha, fast foods, comida congelada, etc. Mesmo em suas versões light, eles são ricos em conservantes, aditivos, sódio e gorduras ruins.

Além disso, tente também evitar ou reduzir ao máximo o consumo do açúcar. Corte o consumo de refrigerantes, doces e chocolates. E quando for adoçar café ou outra bebida, prefira os adoçantes naturais como a stévia ou o xilitol.

 

Invista nos chás para perder peso

Os chás são uma excelente opção para quem deseja perder peso com saúde. Eles podem ajudar a acelerar o metabolismo, diminuir a vontade de comer doces e acalmar. Basta saber escolher as opções certas para cada momento.

O chá verde, por exemplo, é rico em cafeína. Por conta disso, você pode consumi-lo de manhã e ao longo do dia, e deve evitá-lo à noite. Ele ajuda a acelerar o metabolismo e ainda tem ação antioxidante. Além de ajudar na perda de peso, ele ainda combate o envelhecimento.

Outras boas opções são o chá de hibisco, que também acelera o metabolismo; e o chá de camomila, que é um calmante natural.

 

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas é essencial para perder peso com saúde. Ela ajuda o corpo a queimar as calorias em excesso, queimar gordura e fortalecer os músculos.

Muitas pessoas têm dificuldade em praticar atividades físicas porque as veem de uma forma negativa. Daí, a prática acaba se tornando uma verdadeira tortura, quando na verdade ela deve ser prazerosa.

Portanto, para conseguir perder peso sem sofrer e com saúde, procure praticar atividades físicas das quais você goste. Faça algo que te deixe feliz e motivado.

 

As melhores opções de atividades físicas para perder peso

A caminhada é uma boa opção para quem está começando. Você pode pratica-la tanto na esteira quanto na rua, em praças e parques. Você também pode alternar alguns minutos de caminhada com corridas leves.

Outro tipo de exercício físico que costuma agradar bastante é a dança. Existem diversas modalidades, para todos os gostos. Hoje em dia, existem academias que disponibilizam vários tipos de aula por um preço fixo. Você pode ainda dançar na sua própria casa. Na internet, é possível encontrar tutoriais e vídeos para acompanhar e aprender.

A natação é uma ótima opção para quem gosta de água. Ela ajuda a trabalhar músculos do corpo todo, fortalece e queima calorias. Você ainda pode optar pela hidroginástica.

A musculação é outra boa opção de exercício físico para quem quer emagrecer. Além de ajudar a definir os músculos, ela ainda aumenta o gasto calórico. Assim, você consegue perder gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo.

 

Mude seus hábitos e sua rotina

O grande segredo para perder peso com saúde é não mudar apenas a alimentação e sim toda a sua rotina.

O primeiro passo é investir na qualidade do seu sono. O ideal é dormir em média 8 horas por noite, no entanto algumas pessoas podem precisar de mais ou menos tempo. Tente se deitar e se levantar sempre no mesmo horário, assim fica mais fácil conseguir dormir bem.

Outro detalhe essencial que você deve incluir na sua rotina é o de beber água com frequência. O ideal é tomar pelo menos dois litros de água por dia. Se você tem dificuldade, coloque despertadores no celular e tente tomar um copo por hora.

Também é importante fazer suas refeições sempre no mesmo horário. Isso ajuda a acelerar o metabolismo e a perder peso com mais facilidade. Além disso, comendo sempre no horário certo, você não sente tanta fome ao longo do dia e não come demais.

As 5 melhores dicas para ter uma Alimentação Saudável

Você quer viver mais e melhor? Mude seu estilo de vida

A alimentação correta para emagrecer rápido

Mantenha sempre o equilíbrio

Uma das coisas mais importantes para se conseguir perder peso com saúde é sempre manter o equilíbrio. O nosso corpo tem limites e nós nunca devemos extrapolá-los. Caso contrário, as chances de acabar adoecendo ou desistindo da dieta são muito grandes.

Nunca fique muito tempo sem comer. Quando você faz isso, o seu metabolismo desacelera e a queima de calorias diminui. Além disso, esse hábito pode acabar prejudicando a sua saúde.

Também é essencial não se privar demais. Por exemplo, se você for a um aniversário, permita-se comer um pedaço de bolo. O importante é não extrapolar, mas também não ser tão radical a ponto de a perda de peso se tornar um sacrifício.

Quanto aos exercícios, você deve tomar cuidado e nunca ir além dos seus limites. Tudo que é em excesso faz mal, inclusive atividades físicas. É importante dar um tempo para o seu corpo descansar e pratica-los de acordo com o seu condicionamento.

O grande segredo para perder peso com saúde é mudar seus hábitos e buscar uma vida mais saudável. Se você quiser ainda mais informações sobre esse assunto, deixe seu e-mail abaixo!

 

 

FernandoHP

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *