As 5 melhores dicas para ter uma Alimentação Saudável

Ter uma alimentação saudável é o primeiro passo para quem busca emagrecer e ter uma vida melhor. Por isso, separamos para você as melhores dicas para começar.

Muitas pessoas pensam que se alimentar bem custa caro ou que é muito difícil, e isso não é verdade. Uma boa alimentação é, na verdade, muito mais simples do que parece. E os resultados em nosso organismo e em nossa qualidade de vida são incontáveis.

Além de tudo, comer de maneira saudável ainda ajuda a perder peso ou manter-e no peso ideal. Assim, você consegue emagrecer sem fazer sacrifícios ou perder o que tem de mais precioso: a sua saúde.

A seguir, vamos te dar 5 dicas essenciais caso você queira começar a ter uma alimentação saudável. São dicas simples, que não irão pesar no seu orçamento e ainda te ajudarão a ter uma vida melhor!

 

Diminua o consumo de industrializados

Os alimentos industrializados são os primeiros itens que você deve riscar da sua lista se está em busca de uma alimentação saudável. Note que aqui estamos falando daqueles alimentos que são ultraprocessados e que levam muitos ingredientes em sua composição.

Esse tipo de alimento traz diversos malefícios para o nosso organismo. Eles, além de prejudicarem nossa saúde, ainda nos fazem ganhar peso. É por isso que muitas vezes, mesmo fazendo dieta, não conseguimos emagrecer.

 

Industrializados: por que não consumir?

Um dos principais problemas dos industrializados é que eles possuem muito açúcar e muito sal, embora não percebamos. Pode notar que até mesmo em alimentos como um pão de forma, por exemplo, o açúcar está na lista de ingredientes.

Outro grande problema dos alimentos ultraprocessados é o excesso de conservantes. Como eles devem durar meses, ou até mesmo anos, os conservantes são adicionados de forma exagerada. E eles podem fazer muito mal para a saúde.

Alem disso tudo, os industrializados ainda possuem muitos aditivos químicos, Seja para conservá-los, como citamos acima, seja para realçar o sabor, evitar a umidade, dentre outros.

Por todos esses motivos, se você quer ter uma alimentação saudável, evite os alimentos industrializados na sua dieta. O ideal é dar preferência para os alimentos frescos, dos quais vamos falar a seguir.

 

Consuma mais alimentos frescos para uma alimentação saudável

Os alimentos naturais são, sem dúvidas, a melhor opção para quem está em busca de emagrecimento ou apenas de uma alimentação saudável. Eles contribuem tanto para uma boa manutenção do organismo quanto para a perda de peso.

Uma das vantagens dos alimentos frescos está no fato de que eles são muito mais nutritivos. Todos eles são ricos em alguma vitamina ou mineral importante para a nossa saúde. Dessa forma, você consegue perder peso sem ficar com aquela sensação de cansaço e desânimo, tão comum quando fazemos dietas muito restritivas.

Outra vantagem em consumir alimentos naturais é que eles, diferente dos industrializados, não possuem aditivos químicos. Com isso, não prejudicam a nossa saúde.

Portanto, não deixe de incluir frutas, verduras e legumes em sua alimentação. O ideal é consumi-los crus, para preservar melhor seus nutrientes. Porém, alguns deles você pode cozinhar a vapor ou assar, como os legumes mais duros.

Outro detalhe importante é, se possível, optar pelos orgânicos. Esse tipo de alimento não recebe agrotóxicos durante o seu cultivo. Por conta disso, eles são muito mais saudáveis. E ainda conservam muito melhor o seu sabor. fer
po Evite os carboidratos simples

Para ter uma alimentação saudável, você precisa trocar os carboidratos simples pelos complexos. Mas quais são eles?

Os simples são todos aqueles que passaram por processo de refinamento, como o arroz branco e todos os derivados de farinha branca.

Já os complexos são os cereais integrais e seus derivados, como o arroz integral e os produtos feitos com farinha integral.

Os carboidratos complexos apresentam vários benefícios quando comparados aos simples. Eles possuem muito mais fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino e no emagrecimento. Além disso, são muito mais nutritivos, pois conservam melhor suas propriedades.

 

Evite os alimentos embutidos e enlatados

Os alimentos enlatados e embutidos são péssimas opções para quem busca uma alimentação saudável. E os motivos para evita-los são muitos.

Assim como outros industrializados, esse tipo de alimento possui excesso de sal e de conservantes. Com isso, podem causar retenção de líquidos, hipertensão e diversos outros problemas de saúde.

Prefira sempre carnes magras e frescas. O frango e o peixe também são excelentes opções. O mesmo vale para milho, ervilha e outros enlatados. Prefira sempre suas versões naturais, que são mais nutritivas e saborosas.

A alimentação correta para emagrecer rápido

Como perder peso com saúde

Você quer viver mais e melhor? Mude seu estilo de vida

As gorduras boas são essenciais dentro de uma alimentação saudável

Muitas pessoas que desejam emagrecer ou ter uma alimentação saudável acabam ficando com medo de consumir gorduras. No entanto, elas são essenciais para o nosso organismo e devem sim ser incluídas na alimentação. Porém, é importante saber escolher boas fontes.

 

As melhores fontes de gordura

Uma das melhores opções de gordura para se utilizar na cozinha é o óleo de coco. Ele é nutritivo e auxilia no emagrecimento. Além disso, ele não se modifica quando é aquecido.

Outra boa opção para quando você for cozinhar é a manteiga. Porém, é importante que ela seja pura, feita apenas com creme de leite. E você pode ainda optar pelo azeite, que deve ser sempre o extravirgem.

Outra boa fonte de gordura são as oleaginosas, como castanhas, nozes e avelãs. Elas ajudam a dar saciedade, são saborosas e nutritivas, sendo perfeitas para quem busca uma alimentação saudável. Porém, é preciso consumi-las com moderação.

Você pode também incluir a semente de chia em sua dieta. Ela é fonte de ômega-3 e ainda é rica em fibras. Por isso, além de fazer bem para a saúde do coração, ainda ajuda a aumentar a saciedade e emagrecer.

Ter uma alimentação saudável requer apenas mudanças simples no cardápio do dia a dia. E vale lembrar que o importante é sempre manter o equilíbrio. Você não precisa deixar de comer nada que gosta definitivamente, apenas priorizar os alimentos saudáveis e nutritivos.

 

Se você quer receber ainda mais informações sobre alimentação saudável e emagrecimento, deixe seu e-mail abaixo!

 

 

FernandoHP

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *